Cuidado com animais peçonhentos

Cuidado com animais peçonhentos


Quem gosta de fazer caminhadas na natureza, especialmente em ambientes naturais de acesso mais difícil, deve estar preparado para eventualmente encontrar um animal peçonhento. Cobras, aranhas, escorpiões e carrapatos são moradores comuns destes locais, e muitas vezes venenosos.

Para começar, animais peçonhentos são aqueles que produzem substâncias tóxicas (conhecidas vulgarmente como veneno) e que tem a capacidade de inoculá-las nas pessoas através de seus dentes, ferrões ou aguilhões. Entre os animais mais conhecidos no brasil, destacam-se as cobras jararaca, cascavel, surucucu e coral verdadeira. Além delas, as aranhas marrom, armadeira e viúva negra, os escorpiões pretos e o amarelo além de carrapatos.

A época de calor e chuvas é a mais propícia para a ocorrência dos acidentes pois é quando os animais peçonhentos estão em maior atividade. Nas regiões sudeste, sul e centro-oeste os meses de dezembro a março concentram a grande maioria dos casos de acidentes, enquanto que no inverno o número de acidentes diminui bastante. Já no nordeste o pico coincide com meses de abril a junho. Na região norte, apesar dos casos serem mais frequentes também nos três primeiros meses do ano, não há uma variação tão marcada como nas demais partes do país.


(Fonte: http://www.trilhaserumos.com.br/)

Comentários