Confira agora o kit básico para quem vai fazer uma trilha

Confira agora o kit básico para quem vai fazer uma trilha



É claro que existem caminhadas e Caminhadas. A duração, a época do ano e o local podem determinar quais equipamentos devem ser levados. Aqui quais são os equipamentos mínimos necessários a qualquer tipo de caminhada.

  • Mochila: Uma mochila confortável, de tamanho adequado para o que você precisar levar, pode evitar um dia de desconforto, além de dores na coluna. É importante atentar para os tipos de mochilas existentes para cada situação. Para uma caminhada de poucas horas uma mochila pequena, para uma trilha de vários dias uma cargueira.
  • Cantil: Manter-se hidratado é muito importante em uma caminhada, especialmente se for um dia de muito sol.
  • Vestuário: Ainda que a caminhada seja num lindo dia de sol, quem sai para ambientes naturais tem que estar preparado para mudanças repentinas de tempo.
  • Lanterna: Outro item que não pode faltar dentro da mochila de quem faz trilhas é uma lanterna. Ainda que a caminhada seja curta, é um equipamento leve e que pode ajudar muito se algum imprevisto acontecer (como perda de controle de horário, bifurcação errada ou até mesmo um acidente) e o passeio demorar mais que o esperado. Uma boa lanterna com pilhas ruins é peso inútil, portanto, sempre tenha pilhas alcalinas novas para a lanterna, assim como pilhas reservas. E antes de sair de casa, não custa nada conferir se a lanterna está funcionando.
  • Calçado apropriado: Atualmente existe uma variedade grande de botas de caminhada no mercado. Umas mais leves, outras mais pesadas, umas com cano curto, outras com cano longo, umas com camada protetora resistente à água, outras com tela respirável. O que é importante saber é que se você vai para uma trilha deve usar um calçado apropriado para isso. Os calçados utilizados no dia-a-dia da cidade não costumam ser adequados às exigências do ambiente natural e provavelmente não suportariam terrenos irregulares encontrados nas trilhas. Mas lembre-se que é importante não só ser adaptado ao ambiente externo, mas também ao interno, isto é, seu pé tem que ficar confortável nele. Confira aqui como escolher a bota adequada.
  • Estojo de primeiros socorros: Acidentes acontecem, nunca ignore esta frase. O importante é sempre estar preparado e ter informações suficientes para se sair bem de situações como esta. É fundamental, portanto, levar um estojo de primeiros socorros para ferimentos leves ou algum mal estar, e conhecer minimamente os procedimentos de primeiros socorros.
  • Boné e protetor solar: Para proteger-se do sol, dois itens essenciais são boné e protetor solar. Mesmo que o tempo esteja nublado ou que o sol pareça fraco, não custa ter esses itens na mochila e evitar queimaduras.


(Fonte: http://www.trilhaserumos.com.br/)


Comentários